quinta-feira, 9 de junho de 2016

Como notificar medicamentos LASA ao Infarmed - Look-Alike, Sound-Alike

 Como notificar medicamentos LASA ao INFARMED
Os medicamentos com nome ortográfico e/ou fonético e/ou aspecto semelhantes, normalmente denominados medicamentos LASA (Look-Alike, Sound-Alike) são um dos maiores riscos a que os doentes estão expostos, quer nas instituições de saúde quer nas suas próprias casas.
Sobre este assunto, foi emitida pela DGS a Norma nº 020/2014 de 30/12/2014 actualizada a 14/12/2015 (Medicamentos com nome ortográfico, fonético ou aspecto semelhantes) e cuja leitura recomendamos.
Os medicamentos LASA continuam a estar presentes nas nossas instituições e apesar das medidas preventivas implementadas, a verdade é que a Industria Farmacêutica continua a comercializar medicamentos cuja rotulagem (legalmente possível) permite a existência de medicação LASA, especialmente no que diz respeito ao seu aspecto visual.

Importa pois assinalar esta realidade, notificando massivamente este risco diário. (ver + fotos no final do post)
Como notificar?
Para além dos sistemas de notificação internos das Instituições, a notificação deve ser realizada:
“Em resposta ao e-mail de 07-04-2016, informamos que as questões identificadas no âmbito da Norma da DGS n.º 020/2014 devem ser dirigidas ao e-mail dqs@dgs.pt.
Contudo, quaisquer situações de rotulagem semelhante que considerem poder originar erros de medicação, poderão ser enviadas para o e-mail do Centro de Informação – cimi@infarmed.pt."
O Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI), é um serviço que funciona todos os dias úteis, das 9 às 13 e das 14 às 17 horas,  através dos seguintes contactos: Telefone: 217987100 (opção 2 do menu de atendimento telefónico automático) 217987373 Linha do Medicamento: 800222444 (gratuita) Fax: 211117552 E-mail: cimi@infarmed.pt

Agora já sabe. Se encontrar medicação LASA, notifique, só assim podemos agregar informação suficiente para promover a mudança.
Tem medicação LASA no seu Serviço/Unidade/Instituição?
Quer partilhar connosco? Pode enviar uma fotografia dos medicamentos LASA, lado-a-lado para o email blogriscoclinico@gmail.com

Prometemos publicar no blog todas as fotografia que nos remeterem
Ficam aqui algumas que tenho ido recolhendo...
Obrigado

Fernando Barroso




4 comentários:

  1. Olá
    Perante esta realidade dos medicamentos LASA, a pergunta sacramental:
    Porque é que o Infarmed permite a comercialização destes medicamentos, uma vez que esta, tem que ser aprovada por esta Entidade?
    A mim, dá que pensar....
    Cmprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Estou neste momento a desenvolver trabalho nesta área no serviço onde trabalho.
    Muito obrigado pela partilha!
    Era também interessante partilhar as estratégias dos serviços face a este problema. Por exemplo, armazenamento destes fármacos...
    Aprender com a experiência uns dos outros.
    Cumprs
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola Sofia eu sou aluna de enfermagem e preciso desenvolver o tema medicamentos lasa e de alerta maximo, se por acaso tiver alguma dica ou experiencia que eu possa usar, agradecia muito que enviasse para meu email thaicamillo34@gmail.com muito obrigada desde ja.

      Eliminar
    2. Olá,
      Veja a informação nesta página da DGS
      https://www.dgs.pt/qualidade-e-seguranca/seguranca-dos-doentes/seguranca-na-utilizacao-da-medicacao.aspx
      É sobre a Segurança da Medicação e encontra aí normas e orientações sobre o tema que refere.

      Eliminar