sábado, 4 de junho de 2016

Person-centred Care - Cuidados Centrados na Pessoa

Este é mais um excelente contributo do Proqualis.

Publicado originalmente em inglês pela Health Foundation, o ebook "Person-centred care made simple" foi traduzido pelo Proqualis (com a devida autorização) e constitui agora um excelente recurso cuja leitura recomendamos. Diz-nos o Proqualis


"O termo “cuidado centrado na pessoa” é usado como referência a muitos princípios e actividades diferentes, e não há consenso sobre sua definição. Em parte, isso ocorre porque o cuidado centrado na pessoa é uma área que surgiu há pouco tempo e está ainda em evolução. Além disso, se o cuidado é centrado na pessoa, a sua forma depende das necessidades, das circunstâncias e das preferências do indivíduo que o recebe.

O que é importante para uma pessoa pode ser desnecessário, ou até mesmo indesejável, para outra. O cuidado também pode mudar ao longo do tempo, à medida que as necessidades do indivíduo se alteram.

Em vez de oferecer uma definição concisa, porém inevitavelmente limitada, a Health Foundation identificou um referencial composto por quatro princípios ligados ao cuidado centrado na pessoa:
  1. Assegurar que as pessoas sejam tratadas com dignidade, compaixão e respeito.
  2. Oferecer um cuidado, apoio ou tratamento coordenado.
  3. Oferecer um cuidado, apoio ou tratamento personalizado.
  4. Apoiar as pessoas para que reconheçam e desenvolvam as suas próprias aptidões e competências, a fim de terem uma vida independente e plena."
Para saber mais faça o download do documento em português (traduzido pela equipa do Proqualis) ou do original em inglês

Sem comentários:

Enviar um comentário