quarta-feira, 2 de agosto de 2017

5 Erros na Caminhada para a Segurança do Doente | SD261

Será que a tua Instituição comete estes erros na caminhada para a Segurança do Doente?

Apesar do movimento de segurança do doente ter alcançado grandes progressos desde o final da década de 1990, o sector da saúde desviou-se desse percurso durante a caminhada.

No 19º Congresso Anual de Segurança do Doente do National Patient Safety Foundation de 2017, o Dr. Berwick (O ex-administrador da CMS e actual membro do Institute for Healthcare Improvement) falou para uma multidão. No seu discurso, ele apontou alguns erros na abordagem que a comunidade de segurança do doente cometeu ao longo de sua caminhada de melhoria contínua.

Cinco desses erros são destacados abaixo.

1. O dinheiro tornou-se mais importante do que a segurança.
O Dr. Berwick observou que a maioria dos membros dos conselhos dos hospitais e outros executivos estão cada vez mais preocupados com a redução de custos e em “não ficar no vermelho” do que com a segurança do doente.
Na verdade, a “qualidade” e a “segurança” nem sequer alcançaram as cinco principais preocupações dos executivos hospitalares que participaram no Questionário Anual aos Conselhos de Administração da área da Saúde 2017.

2. Acreditar na ilusão de que o sector da saúde alcançou a segurança do doente.
"Nunca teremos terminado", afirmou o Dr. Berwick sobre o movimento de segurança do doente. Ele chamou ao conceito de considerar a melhoria da segurança como um simples exercício de verificação de uma checklist um ponto final "letal" para futuros doentes.

3. Pensar que os incentivos irão melhorar a segurança.
Quase todos os profissionais de saúde vêm trabalhar todos os dias querendo fazer bem, disse o Dr. Berwick. Isso torna ineficaz a teoria do incentivo à melhoria da segurança do doente; Como os incentivos provêm da ideia de que os trabalhadores querem fazer algo errado e precisam de um incentivo para fazer o que é certo. "Até que ... desistamos [da] orientação pelo incentivo à segurança, não faremos progressos".

4. Demasiados indicadores.
A “Saúde” está submersa em indicadores" afirmou o Dr. Berwick. "Nós temos que seguir uma dieta". Ele enfatizou a importância de identificar os indicadores mais críticos e medir apenas aqueles, e não mais.

5. Separação dos movimentos de qualidade e segurança.
Em algum momento desta caminhada, a qualidade e a segurança foram colocadas em dimensões separadas – ao que o Dr. Berwick chamou de "um erro". Ele aplaudiu a fusão entre o Institute for Healthcare Improvement e o NPSF como forma de reunir os dois movimentos. "A fragmentação é um erro. Não temos recursos para desperdiçar em tribalismos", afirmou.


A tua Instituição comete estes erros na caminhada para a Segurança do Doente?
Como podemos “retomar o caminho”?

1 comentário:

  1. Olá
    Às questões:
    « A tua Instituição comete estes erros na caminhada para a Segurança do Doente?
    Como podemos “retomar o caminho”? »...
    ...as respostas são simples:
    Claro que sim e...acreditando que vale a(s) pena(s).
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar