sábado, 4 de fevereiro de 2017

SD242 - Orientação para substituição de óculos nasais e humidificadores

Existem orientações relativamente ao tempo de substituição de óculos nasais e humidificadores (ex. aquapack)?

Esta foi a pergunta de uma leitora do blog, demonstrando a sua preocupação com medidas de controlo de infecção, pois a informação que encontrava não era totalmente esclarecedora.

Com a colaboração do Grupo Coordenador Local de Controlo de Infecção e Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos (GCLCIPRA) do Centro Hospitalar de Setúbal, elaboramos as seguintes orientações:
  • Os óculos nasais e os humidificadores são de uso único/descartável (artigo disposable), devendo ser substituídos sempre que não reúnam condições de higiene e segurança;
  • Quanto ao tempo máximo de permanência dos óculos nasais no doente, o fornecedor (Intersurgical Portugal) recomenda 7 dias, de acordo com estudos realizados em circuitos ventilatórios, pois não há estudos (nesta data) realizados especificamente em óculos nasais;
  • No que respeita aos humidificadores, salienta-se que o seu uso não se encontra recomendado para administração de oxigénio a baixo débito (≤4l/min), segundo a Guidelinefor emergency oxygen use in adult patients da British Thoracic Society, cuja leitura se recomenda.

Este artigo foi preparado com a colaboração das Enfermeiras Felisbela BarrosoVerónica Florêncio, GCLCIPRA - CHS

2 comentários:

  1. Boa noite, onde posso encontrar documentação científica acerca deste assunto? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara Alves. As fontes de informação que utilizámos foram as recomendações do fabricante do dispositivo médico utilizado à data e o documento cujo link encontra no próprio artigo.
      Se era outra a sua questão, por favor, utilize o email que está disponível no blog. Fico ao dispor.

      Eliminar